Professora: Renata Pura Alves
Disciplina de Língua Portuguesa
Os seus textos serão devolvidos em breve, mas antecipando ,aqui mostrarei algumas "pérolas" que foram encontradas em certas produções.Espero que tomem a consciência dos erros e procurem corrigi-las para que vocês não permaneçam cometendo as mesmas falhas.
Tome nota :Depois que você concluiu a sua redação, procure fazer a autocorreção, reveja as pontuações se estão devidamente colocadas, assim como, os ACENTOS nas palavras, este último erro é cometido com frequência.
Vejam abaixo, as "pérolas" encontradas em alguns textos.
- Oque-> O que
- pra->para
- conteudo->conteúdo
- concordancia->concordância
- ensino medio-> ensino médio
- materia->matéria
- nuca->nunca
- existi-se-> existisse:pretérito imperfeito do subjuntivo
- prejuizo->prejuízo
- de mais de rápido > demais
- esperiencia-> experiência
- rasuavel->razoável
- "...pontuação,párágrafos,assentos"-> acentos * Acento: p.ext. ortg sinal diacrítico, gráfico, com que se indica como deve ser pronunciada uma vogal quanto à tonicidade ou quanto ao timbre. Assento: parte da cadeira, do banco etc. em que se pode sentar.
- propia->própria
- julgar os verbos->conjugar os verbos
- saia muito bem-> saía muito bem
- adquadamente-> adequadamente
- a varias formas-> há várias formas ( há com sentido de existir deve levar a letra h na frente do a:há
várias...)
comfundia->confundia (encontrados no meio da palavra :utilize M antes de p e b): comPadre,CorumBá,comPadre...
- aperfeicoando->aperfeiçoando
- porem->porém
- exercicios->exercícios
- aprendela ->aprendê-la (pronome oblíquo átono) substitui alguma ideia já citada anteriormente.
- presuposto->pressuposto
- materia->matéria
- contraria->contrária
- gramatica->gramática
- contraria-> contrária
- conjuções-> conjuNções
- faser->fazer
- dificil-> difícil
- Derrepente->de repente
Atenção!
Em algumas produções foram encontradas inúmeras repetições de palavras,evitem-as utilizando de vários recursos que a língua portuguesa lhes proporciona, tomem como exemplo: os sinônimos ;pronomes;topônimos entre outros recursos que serão estudados no dia-a-dia em classe.
O aluno que cometeu QUALQUER ERRO ortográfico em sua redação, tanto de pontuação, quanto por acentos, fará as correções das palavras em seu caderno após sua devolutiva.
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