Exercícios de classe
1. Um automóvel passou pelo km 24 de uma rodovia às 12 h. Em seguida, passou pelo km
208 da mesma rodovia, às 14 h. Qual foi a velocidade média do automóvel entre os dois
pontos, em km/h e em m/s?
2. Transforme:
a) 36 km/h em m/s
b) 54 km /h em m/s
c) 30 m/s em km/h
d) 10 m/s em km/h
e) 20 m/s em km/h
3. As cidades de Vitória, no Espírito Santo, e Salvador, na Bahia, estão separadas por 1200 km, aproximadamente. Um automóvel sai de Vitória às 6 h, com destino a Salvador. Durante o trajeto o motorista para por 1 h, para reabastecimento e lanche. Às 21 h ele chega a Salvador, tendo gasto na viagem 104 litros de combustível. Determine:
a) Qual foi a velocidade média de toda a viagem?
b) Qual foi o consumo médio do combustível, em km/L?
4. Um atleta percorre 100 m em 10 s. Qual é a sua velocidade escalar média?
5. Uma pessoa percorre a pé 600 m em 10 min. Qual é a velocidade média dessa pessoa em m/s? E em km/h?
6. Um automóvel passa pelo km 60 de uma rodovia às 10 h e pelo km 180 às 12 h. A velocidade escalar média do automóvel entre esses dois pontos foi de:
a) 120 km/h
b) 90 km/h
c) 60 km/h
d) 30 km/h
e) 13 km/h
7. Um ônibus parte às 8 h de uma cidade localizada no km 100 de uma rodovia e às 12 h pera em um posto localizado no km 400 dessa mesma rodovia para almoço. A velocidade média do ônibus nesse trajeto foi de:
a) 60 km/h
b) 75 km/h
c) 80 km/h
d) 90 km/h
e) 100 km/h
“Uma longa viagem começa com um único passo
1. Um carro faz uma viagem de 400 km a uma velocidade média de 80 km/h. Um segundo carro, partindo 1 h mais tarde, para chegar junto com o primeiro carro, deve movimentar-
se a uma velocidade média de:
a) 66,7 km/h
b) 80 km/h
c) 90 km/h
d) 100 km/h
e) 120 km/h
2. Dois amigos fazem uma viagem de carro até uma praia, distante 800 km de sua cidade,
em 10 h, incluindo meia hora de parada para lanche e reabastecimento. A velocidade
média do carro nessa viagem foi de:
a) 80 km/h
b) 84 km/h
c) 90 km/h
d) 100 km/h
e) 110 km/h
3. (Fund. Carlos Chagas–SP) Qual é a velocidade média, em km/h, de uma pessoa que
percorre, a pé, 1200 m em 20 min?
a) 4,8
b) 3,6
c) 2,7
d) 2,1
e) 1,2
4. Um veículo vai do ponto A ao ponto B com velocidade média de 20 m/s e do ponto B ao
ponto C com velocidade média de 40 m/s. Calcule a velocidade média para todo o
percurso.
5. (PUC-SP) Um observador O, situado em C vê passar uma carreta M dotada de velocidade constante 17 m/s; 4,2 segundos depois ouve o choque da carreta contra o obstáculo
AB . Sendo de 340 m/s a velocidade de
propagação do som no ar, qual a distância que
separa o observador do obstáculo?
6. Os astrônomos costumam usar uma unidade de comprimento denominada ano-luz que é definida como a distância percorrida pela luz, no vácuo, em 1 ano. Sabendo que a velocidade da luz no vácuo é aproximadamente igual a 3 · 108
m/s, o valor aproximado de
1 ano-luz é:
a) 7,2 · 1012
m
b) 3,6 · 1012
m
c) 3,6 · 1015
m
d) 9,5 · 1015
m
e) 9,5 · 1012
m
7. Os marinheiros costumam usar uma unidade de velocidade denominada nó. Por definição,
1 nó é igual a 1 milha marítima por hora. Sabendo que 1 milha marítima é igual a 1852
metros, calcule o valor aproximado, em km/h, da velocidade de um navio que se move
com velocidade de 20 nós.
8. (Cefet-RS) A velocidade máxima na BR-471, que corta a reserva do Taim, no Rio Grande
do Sul, é de 60 km/h. Essa velocidade corresponde a:
a) 10 m/s
b) 16,7 m/s
c) 33,3 m/s
d) 216 m/s
9. (Mackenzie-SP) A distância média da Terra à Lua é de 390.000 km. Sendo a velocidade da
luz no vácuo igual a 300.000 km/s, o tempo médio gasto por ela para percorrer essa
distância é de:
a) 0,77 s
b) 1,3 s
c) 13 s
d) 77 s
e) 1300 s
10. (Uniube-MG) Um ônibus gastou 6 h para ir da Ponte do Rio Grande até são Paulo que
distam aproximadamente 420 km. Percorreu, nas primeiras 3 h, 220 km e, nas 3 h
seguintes, os 200 km restantes. É correto afirmar que a velocidade média do ônibus foi de:
a) 75 km/h
b) 65 km/h
c) 70 km/h
d) 80 km/h
11. (Uece) Uma substância injetada na veia, na região dorsal da mão de um paciente, percorre 70 cm até o coração a uma velocidade média de 20 cm/s. Daí percorre 30 cm com uma
velocidade média de 30 cm/s até alcançar o cérebro. A velocidade escalar média da
substância, desde o instante em que foi injetada até alcançar o cérebro, é:
a) 20 cm/s
b) 22,2 cm/s
c) 24,4 cm/s
d) 25 cm/s
12. (Uni for-CE) Um automóvel mantém, numa estrada retilínea, uma velocidade constante de
90 km/h. No intervalo de tempo de 12 minutos e 24 segundos, a distância percorrida pelo
automóvel é de:
a) 32,4 km
b) 18,6 km
c) 324 km
d) 186 km
e) 30 m
Nas grandes cidades, devido ao intenso trânsito de veículos. é praticamente impossível manter constante a velocidade de um carro. Mas, ao efetuarmos uma viagem, dependendo das condições da rodovia, conseguimos manter o carro em velocidade constante durante um
bom tempo. Quando isso acontece, dizemos que o movimento do carro é uniforme. O movimento de uma pessoa transportada numa escada rolante, o da Lua em torno da Terra e
o dos ponteiros de um relógio são exemplos de movimentos praticamente uniformes.
Função Horária
A função horária do espaço do movimento uniforme nos fornece o espaço de um móvel em qualquer instante t≠0 , desde que sejam conhecidos o espaço inicial e a velocidade.
s=s0vt
Exercícios de classe
1. Um carro parte com velocidade constante de 90 km/h, de uma cidade localizada no km 220
de uma certa rodovia. Determine a localização do carro na rodovia 2 h após a partida,
supondo que ele se movimenta:
a) no sentido da numeração crescente da rodovia.
b) no sentido da numeração decrescente da rodovia.
2. Dois móveis A e B movimentam-se numa mesma trajetória e no mesmo sentido. Num determinado instante, o móvel A, que possui velocidade constante de 25 m/s, encontra-se
200 m atrás do móvel B, que possui velocidade constante de 15 m/s. Determine em
quanto tempo o móvel A alcança o móvel B e a posição do encontro.
3. Quanto tempo demora um trem com 200 m de comprimento, que se movimenta com
velocidade constante de 36 km/h (ou 10 m/s), para atravessar uma ponte com 100 m de
comprimento?
4. Um móvel movimenta-se com velocidade constante de 30 m/s.
a) Que distância ele percorre em 20 s?
b) Em quanto tempo ele percorrerá 1500 m?
“
1. Se uma pessoa anda 2 km em 30 min, a sua velocidade, admitida constante, é de:
a) 1 km/h
b) 2 km/h
c) 3 km/h
d) 4 km/h
e) 5 km/h
2. A velocidade do som no ar é praticamente constante e igual a 340 m/s. Quanto tempo
demora para uma pessoa ouvir uma explosão que aconteceu a 1700 m de distância?
3. O Sol encontra-se a 150 milhões de quilômetros da Terra. Então, um raio de luz, viajando
com velocidade constante de 300 mil quilômetros por segundo, demora para vir do Sol à
Terra:
a) 2 s
b) 50 s
c) 200 s
d) 500 s
e) 2000 s
4. A função horária dos espaços de um móvel é s = 5 + 3t. Considere s em metros e t em
segundos. Determine:
a) o espaço inicial e a velocidade do móvel.
b) o espaço do móvel no instante t = 10 s.
5. Um móvel se desloca obedecendo à seguinte função horária: s = -50 + 20t.
a) Qual é o espaço inicial e a velocidade do móvel?
b) Em que instante o móvel passa pela origem dos espaços?
c) Qual é o espaço e a velocidade do móvel no instante t = 10 s?
6. Em uma trajetória orientada, o espaço inicial de um móvel é de -40 m. Se a velocidade do
móvel é constante e igual a 10 m/s, determine o espaço no instante t = 5 s.
7. Um carro passa pela cidade A às 10 h com velocidade constante de 80 km/h, conforme
mostra a figura abaixo:
É correto afirmar que o carro passará pela cidade B às:
a) 11 h
b) 12 h
c) 13 h
d) 14 h
e) 15 h
8. Um carro movimenta-se com velocidade constante de 90 km/h. Quanto tempo ele demora
para alcançar um caminhão que está 500 m à frente e se desloca com velocidade de
54 km /h?
9. Em cada caso a seguir é dada a equação horária do espaço de uma partícula, no SI. Em
cada caso, determine o espaço inicial e a velocidade escalar e diga se o movimento é
progressivo ou retrógrado.
a) s = 10 -2t
b) s = -8 + 3t
c) s = 4t
d) s = t + 20
10. (Fuvest-SP) Um automóvel que se desloca com velocidade constante de 72 km/h persegue
outro que se desloca com velocidade de 54 km/h, no mesmo sentido e na mesma estrada.
O primeiro encontra-se 200 m atrás do segundo no instante t = 0. O primeiro estará ao
lado do segundo no instante:
a) t = 10 s
b) t = 20 s
c) t = 30 s
d) t = 40 s
e) t = 50 s
11. (F. Luiz Meneghel-PR) Dois móveis, A e B, percorrem um trecho de estrada retilínea
representado pelo eixo orientado. As posições no instante inicial (t = 0) e os sentidos dos
movimentos estão indicados na figura.
O instante de encontro é:
a) 10 min
b) 20 min
c) 30 min
d) 40 min
e) 50 min
12. (Cesgranrio-RJ) Você faz determinado percurso em 2,0 horas, de automóvel, se a sua
velocidade média for 75 km/h. Se você fizesse essa viagem a uma velocidade média de
100 km/h, você ganharia:
a) 75 min
b) 35 min
c) 50 min
d) 30 min
e) 25 min
Os gráficos facilitam a visualização global do movimento, permitindo-nos focalizar um
determinado instante sem perder de vista o que aconteceu antes e depois do instante
focalizado.
Gráfico Velocidade x Tempo
No movimento uniforme, como a velocidade escalar é constante, sua representação gráfica é
uma reta paralela ao eixo dos tempo.
Gráficos da velocidade em função do tempo (v x t) para o movimento uniforme: em
a, progressivo (v > 0) em b, retrógrado (v < 0).
A figura abaixo mostra o significado da expressão s=v⋅t no gráfico da velocidade em
função do tempo.
A área do retângulo destacado na figura é dada pelo produto da medida da base t pela
medida da altura (v). Esse produto representa o deslocamento escalar do móvel nesse
intervalo de tempo. Assim podemos escrever:
s=v⋅t≡Área
“Uma longa viagem começa com um único passo” Lao-Tsé
Professor Wagner Cardoso 12COLÉGIO ESTADUAL NILSON SOCORRO - 2007 1º Ano
FÍSICA: GRÁFICOS DO MOVIMENTO UNIFORME Módulo 1
Exercício de Classe
1. O gráfico da velocidade escalar de um móvel em função
do tempo é dado na figura seguinte. Calcule:
a) o deslocamento escalar do móvel entre 0 e 30 s
b) a velocidade escalar média de todo o movimento
Gráfico Espaço x Tempo
No movimento uniforme, como a função horária do espaço é uma função do 1º grau
s=s0vt , o gráfico correspondente é uma reta inclinada em relação aos eixos. As figuras
seguintes mostram duas possibilidades para os gráficos do espaço em função do tempo:
velocidade positiva e velocidade negativa.
No gráfico da função horária do espaço, é possível a determinação da velocidade do móvel. Na
figura seguinte temos o gráfico do espaço em função do tempo para um movimento uniforme.
No triângulo retângulo destacado na figura, observamos que:
v=s
t
≡coeficienteangular da reta
Exercício de Classe
1. No gráfico estão representados os espaços de dois móveis, A e B que se movimentam
simultaneamente na mesma trajetória. Determinar a velocidade de cada móvel.
“Uma longa viagem começa com um único passo” Lao-Tsé
Professor Wagner Cardoso 13COLÉGIO ESTADUAL NILSON SOCORRO - 2007 1º Ano
FÍSICA: GRÁFICOS DO MOVIMENTO UNIFORME Módulo 1
Atividades para casa
1. A velocidade escalar de um móvel varia em função do tempo, conforme o gráfico seguinte:
Determine o deslocamento do móvel entre os instantes 0 e 10 s.
2. O gráfico seguinte mostra o comportamento da velocidade de um móvel em função do
tempo. Com base no gráfico, calcule:
a) Quanto tempo o móvel ficou parado.
b) O deslocamento escalar do móvel nas primeiras 2,5 h
(duas horas e meia).
c) O deslocamento escalar do móvel nas cinco horas
mostradas no gráfico.
3. No instante t = 0, um móvel possui espaço s0 = 10 m e velocidade v = 5 m/s. Faça o
gráfico da velocidade, supondo-a constante, em função do tempo para esse movimento e,
a partir dele, calcule o espaço do móvel no instante t = 4 s.
4. A função horária do espaço de um móvel é s = 100 – 20t (espaço em metros e tempo em
segundos). Construa os gráficos da velocidade e do espaço em função do tempo para esse
movimento.
5. O gráfico relaciona o espaço de um móvel em função do tempo
Calcule a velocidade do móvel entre os instantes:
a) 0 e 5 s
b) 5 s e 10 s
“Uma longa viagem começa com um único passo” Lao-Tsé
Professor Wagner Cardoso 14COLÉGIO ESTADUAL NILSON SOCORRO - 2007 1º Ano
FÍSICA: GRÁFICOS DO MOVIMENTO UNIFORME Módulo 1
6. Abaixo temos o gráfico do espaço em função do tempo para um ponto material.
a) Qual é a velocidade do ponto entre os instantes t
= 0 e t = 2 s?
b) Qual a velocidade entre os instantes t = 3 s e
t = 7 s?
c) O que acontece com o ponto material entre os
instantes t = 2 s e t = 3 s?
d) Calcule a velocidade escalar média do ponto
material entre os instantes t = 0 e t = 7 s
e) Esboce o gráfico da velocidade escalar em função
do tempo para este ponto material.
7. (UF-PE) O gráfico nos dá a posição em função do tempo de um objeto em movimento
retilíneo. Qual a velocidade média do objeto nos quatro primeiros segundos?
8. (FGV-SP) Um objeto desloca-se em movimento retilíneo e uniforme durante 30 segundos.
A figura representa o gráfico do espaço em função do tempo.
O espaço do objeto no instante t = 30 s, em metros,
a) 30
b) 35
c) 40
d) 45
e) 55
9. (Unifor-CE) Dois móveis, A e B, percorrem a mesma trajetória retilínea. A figura representa
os espaços em função do tempo desses dois móveis. Determine a distância entre os
móveis no instante t = 5 s.
Leia mais: http://matefisica.webnode.com.br/news/exercicios-velocidade-escalar-media/
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