Formatação
ü Usar
folha A4;
ü Margens
esquerda de 3 cm, direita de 2 cm, superior de 3 cm e inferior de 2 cm.
ü Letra
Arial ou Times New Roman Tamanho (fonte) 12;
ü Usar
maiúsculas, negrito ou sublinhado para destacar, não alterar o tamanho da
fonte em hipótese alguma, salvo o
título do trabalho (tema) fonte 16;
ü Usar
cor preta nos caracteres.
ü Justificar
o texto (alinhar o texto às margens esquerda e direita, com espaços conforme
necessário;
ü Retirar
hiperlinks (grifados em cor azul);
ü Espaçamento
de 1,5 entre as linhas do texto;
ü Numeração
nas páginas a partir da introdução - na margem direita no canto inferior da
página;
ü Grampear
o trabalho na margem esquerda na parte superior, no meio e na parte inferior –
não entregar com clipe.
Em um trabalho escolar consta, geralmente, o seguinte:
1. Capa.
2. Sumário. (nesse caso como é um filme, ficará isento de sumario)
3. Introdução.
4. Texto ou desenvolvimento do conteúdo. (questões digitadas na formatação acima e respondidas devidamente com base no filme e deixando claro a sua posição no final das questões)
5. Conclusão.
6. Bibliografia. (se pesquisou na internet deve digitar o endereço do site, se entrevistou alguma pessoa deve colocar o nome da pessoa e o que ela faz e trabalha.)
7. Anexos. (nesse caso como é um filme, ficará isento de Anexos)
1. A CAPA.
A Capa contém geralmente os seguintes elementos:
Nome da Escola - o qual deve ser escrito centralizado;
Título do trabalho - o qual deve ficar situado no centro ou um pouco acima do centro da folha e escrito em letras com destaque (todas maiúsculas), mas nada de exagero;
Nome de Aluno e série - o qual deve ser escrito abaixo do título;
Disciplina;
Nome do professor;
Nome da cidade e data – centralizado, no final da capa.
Em um trabalho escolar consta, geralmente, o seguinte:
1. Capa.
2. Sumário. (nesse caso como é um filme, ficará isento de sumario)
3. Introdução.
4. Texto ou desenvolvimento do conteúdo. (questões digitadas na formatação acima e respondidas devidamente com base no filme e deixando claro a sua posição no final das questões)
5. Conclusão.
6. Bibliografia. (se pesquisou na internet deve digitar o endereço do site, se entrevistou alguma pessoa deve colocar o nome da pessoa e o que ela faz e trabalha.)
7. Anexos. (nesse caso como é um filme, ficará isento de Anexos)
1. A CAPA.
A Capa contém geralmente os seguintes elementos:
Nome da Escola - o qual deve ser escrito centralizado;
Título do trabalho - o qual deve ficar situado no centro ou um pouco acima do centro da folha e escrito em letras com destaque (todas maiúsculas), mas nada de exagero;
Nome de Aluno e série - o qual deve ser escrito abaixo do título;
Disciplina;
Nome do professor;
Nome da cidade e data – centralizado, no final da capa.
INTRODUÇÃO (FONTE: 12, TIMES NEW ROMAN, NEGRITO, ALINHAMENTO centralizado)
Na Introdução - que é a primeira parte do
desenvolvimento do tema -, explique sobre a importância e objetivos do
Trabalho. Nesta parte o assunto ou tema do Trabalho Escolar fica claramente
identificado, apresentando um resumo ou visão geral do que está sendo abordado.
Não precisa ser longa e em hipótese alguma deve conter conclusões.(letras, fontes, espaçamento e margem conforme citado acima e deve seguir nessa formatação por todo o desenvolvimento da atividade, exceto os titulos, como introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia que precisam ter a fonte: 14, negrito e alinhamento: centralizado).
TEXTO
OU DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO.
Neste item o
aluno mostra o produto do seu trabalho, o que conseguiu obter sobre cada
tópico-guia, no caso o desenvolvimento das questões. Envolve um trabalho de elaboração
de texto e não simplesmente cópia das notas conseguidas nas diferentes
consultas bibliográficas. A produção do desenvolvimento não deve em hipótese
alguma ser uma colcha de retalhos, ou seja, fragmentado, contendo apenas partes
sem nenhum nexo que fundamente a ideia e construção de vocês, deve ser claro,
coerente com as questões, apresentando suas partes conectadas umas às outras.
CONCLUSÃO.
Denomina-se
a parte mais importante do trabalho escolar, pois retrata deduções lógicas do
autor fundamentadas no conteúdo do texto. Uma maneira prática é apresentar a
conclusão sob a forma de tópicos, empregando-se frases curtas, objetivas.
Existem
formas de conclusão errada, por exemplo: Há
alunos que costumam escrever coisas assim na Conclusão: Agradeço a oportunidade
que o professor fulano de tal me deu no sentido de melhorar os meus
conhecimentos nesta matéria, ou coisa semelhante. Isto não tem nada a ver
com conclusão. A conclusão deve revelar o que você concluiu da leitura e
elaboração do texto. Qual foi a relevância que esse trabalho trouxe para
ampliar o seu conhecimento e a do futuro leitor que desconhece o seu trabalho.
Exemplo abaixo:
porem, não deve ser copiado em nada, apenas meramente ilustrativo.
BIBLIOGRAFIA.
Também se diz Fontes de Consulta. Nessa parte devem ser relacionadas todas as publicações (livros, revistas, Jornais, sites, etc. que forem usados na elaboração do trabalho escolar).
Também se diz Fontes de Consulta. Nessa parte devem ser relacionadas todas as publicações (livros, revistas, Jornais, sites, etc. que forem usados na elaboração do trabalho escolar).
Livro- Quando a obra consultada for livro ele deve
constar na Bibliografia da seguinte forma: -sobrenome do autor escrito em
letras maiúsculas, vírgula, primeiro nome do autor (e os demais nomes) escrito
com inicial maiúscula, ponto, nome da obra com inicial maiúscula e em itálico
ou sublinhado, ponto, número da edição (se for a primeira edição, não precisa
citar), ponto, local da editora, dois pontos, nome da editora, vírgula, ano de
publicação, ponto, número de páginas da obra, ponto.
EX:.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento
único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003. p.174.
A) Internet: colocar o endereço eletrônico (www...) dos sites que você visitou e a data de acesso.
B) Se for uma enciclopédia fica assim: Enciclopédia Delta. Volume 13. São Paulo, Editora Delta, 1995, página 543.
C) Revista ou jornal - Quando a publicação consultada for revista ou jornal é assim que você deve escrever na Bibliografia: REVISTA VEJA. Nº 52, 23 de maio de 1996.
Editora Abril, São Paulo. Páginas 23 a 25.
DIÁRIO DO NORDESTE. Nº 115. 12 de agosto de 2005.
O importante é conter os dados essenciais da obra: nome, número, data, nome da editora, lugar e números das páginas consultadas.
Obs: Acredito no potencial e capacidade de cada um de vocês!!!
Modelo de capa para o trabalho abaixo:
Colégio
Salesiano de Santa Teresa
(nome do colégio em fonte 24, letra: Times
New Roman, negrito, alinhamento: centralizado)
Atividade
Avaliativa de Ensino Religioso
Nome
do filme:_________________________
(letra: Times New Roman, fonte: 16,
negrito, alinhamento: centralizado)
Atividade
referente avaliativa de Ensino Religioso. Aluno:________________
Série:______
Disciplina:_____________
Profª
Linna Martta.
(fonte: 12, Times New Roman, alinhamento: direita, não precisa de negrito)
Corumbá, MS, ____/_____/_____
(Times New Roman, fonte: 14, alinhamento: centralizado e negrito)
Esse exemplo de formatação é o basico de trabalho escolar, porém, somente a capa irá fugir um pouco essa regra, por isso enviei o modelo dela para vocês seguirem de exemplo e não errarem.
ResponderExcluir