terça-feira, 16 de maio de 2017

TEXTO 1-DE ARTE PARA P1 DO 2º BIMESTRE.

Outras temáticas

Musica- não era exclusivo das celebrações litúrgicas(igrejas /missas);
Difícil imaginar época em que pessoas não cantem, dancem ou utilizem instrumentos musicais;
Havia outras formas de relação entre pessoas e musicas;
Para ouvir musicas- era preciso saber cantar e tocar;

Muitas pessoas tinham esse conhecimento.

Até o ano 1000 /sem registros.
Não houve registros de atividades musicais fora do contexto religioso;
Musica sacra- digna de ser registrada, estudada e transmitida às futuras gerações;
Musicas seculares- sem vinculo religioso, não eram dignas de ficaram registradas, apenas algumas forma mais não em todo o seu detalhe.
Acredita-se que pelo fato das pessoas conhecerem bem esse tipo de musica não foi necessário registrá-la para futuras gerações.

músicos.
Amadores – musicas variavam conforme a hierarquia social;
Além dos padres e clérigos cantores;
Havia outros tipos de cantores como: Menestréis e os Trovadores;
Menestréis- errantes viviam de vila em vila, sempre a margem da sociedade.

Artistas itinerantes.
Faziam vários números- tocavam, dançavam, contavam histórias, faziam mágicas e adestravam animais;
Muitas vezes em troca de comida, pouso ou dinheiro;
Suas musicas eram “de ouvido”- sem nenhum suporte escrito;
Acompanhado de danças, cantigas  folclóricas etc.

Como essas criações sobreviviam?
Oralmente- transmitidas de geração a geração, e nem se sabia o nome do compositor;
Anônimo- eram os compositores medievais;
Ex:. Atirei o pau no gato.....
Ciranda, cirandinha vamos todos cirandar......
Escravos de , jogavam cachanga......

Trovadores
Músicos de melhores condições sociais-  alguns eram nobres;
Muitos criavam cantigas que acabavam cantando;
Outros criavam cantigas e contratavam os menestréis para interpretar;
Pouco se sabe sobre esses poetas-compisitores, poucas fontes da época chegaram até a atualidade.

Coleções- cantigas de santa Maria
Cantigas de honra a mãe de Jesus;
Compostas entre 1270 e 1290 – registram  cerca de 400 composições;
Algumas atribuídas ao próprio rei da Espanha na época, Afonso X, o sábio (1221-1284).
Cantigas de gesta- longos poemas épicos que narravam os feitos de grandes heróis;
Cantigas das cruzadas- narravam histórias de combates ocorridos durante as jornadas do oriente;
Cantigas de escárnio, de mal-dizer e as pastorelas – muitas das letras de caráter sensual, lascivo e humorístico;
Cantigas de amor- que podiam narrar o amor ao divino, principalmente à Virgem Maria;
Mas que também podiam falar de amores não correspondidos.

Repente
Menestréis e trovadores- formaram uma categoria de músicos importantíssima durante a Idade Média;
Muitas de suas práticas sobreviveram através dos tempos;
A cultura popular brasileira apresenta alguns exemplos de poéticas, que remontam essas práticas artísticas medievais.
Algumas formas de cantar improvisando versos sobreviveram, na música popular do Brasil com diversos nomes e formatos;
Ex:. Trova e Payada – RS;
Calango- MG;
Cururu-SP
Fandango- litoral PR;
Samba de roda- RJ;
A que mais lembra as raízes ancestrais medievais são os repente nordestino.
Repente- lavadeira do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário