•Musica- não era exclusivo das
celebrações litúrgicas(igrejas /missas);
•Difícil
imaginar época em que pessoas não cantem, dancem ou utilizem instrumentos musicais;
•Havia
outras formas de relação entre pessoas e musicas;
•Para
ouvir musicas- era preciso saber cantar e tocar;
•Muitas
pessoas tinham esse conhecimento.
Até o ano
1000 /sem registros.
•Não houve
registros de atividades musicais fora do contexto religioso;
•Musica
sacra- digna de ser registrada, estudada e
transmitida às futuras gerações;
•Musicas
seculares- sem vinculo religioso, não eram dignas de
ficaram registradas, apenas algumas forma mais não em todo o seu detalhe.
Acredita-se que pelo fato das pessoas conhecerem bem esse tipo de musica não
foi necessário registrá-la
para futuras gerações.
músicos.
•Amadores – musicas variavam conforme a hierarquia social;
•Além dos padres e clérigos cantores;
•Havia outros tipos de cantores como: Menestréis e os Trovadores;
•Menestréis- errantes viviam de vila em vila, sempre a margem da sociedade.
Artistas itinerantes.
•Faziam
vários números- tocavam,
dançavam, contavam histórias, faziam mágicas e adestravam animais;
•Muitas
vezes em troca de comida, pouso ou dinheiro;
•Suas musicas eram “de ouvido”- sem nenhum suporte escrito;
•Acompanhado
de danças, cantigas folclóricas etc.
Como essas criações
sobreviviam?
•Oralmente- transmitidas de geração a geração, e nem se sabia o nome do compositor;
•Anônimo- eram os compositores
medievais;
•Ex:. Atirei o pau no gato.....
•Ciranda,
cirandinha vamos todos cirandar......
Escravos de jó, jogavam cachanga......
Trovadores
•Músicos
de melhores condições sociais-
alguns eram nobres;
•Muitos
criavam cantigas que acabavam cantando;
•Outros
criavam cantigas e contratavam
os menestréis para interpretar;
•Pouco
se sabe sobre esses poetas-compisitores, poucas fontes da época chegaram até a atualidade.
Coleções-
cantigas de santa Maria
•Cantigas de honra a mãe de Jesus;
•Compostas entre 1270 e 1290 – registram
cerca de 400
composições;
•Algumas atribuídas ao
próprio rei da Espanha na época, Afonso X, o sábio
(1221-1284).
•Cantigas
de gesta- longos poemas épicos que narravam os feitos de grandes heróis;
•Cantigas
das cruzadas- narravam histórias de combates
ocorridos durante as jornadas
do oriente;
• Cantigas de escárnio, de mal-dizer e as pastorelas – muitas das letras de caráter sensual, lascivo e
humorístico;
•Cantigas de amor- que podiam narrar o amor ao divino, principalmente à Virgem Maria;
• Mas que também podiam falar de amores não correspondidos.
Repente
•Menestréis
e trovadores- formaram uma categoria de músicos importantíssima durante a Idade Média;
•Muitas de suas práticas sobreviveram através dos tempos;
•A cultura popular brasileira apresenta alguns exemplos de poéticas, que remontam essas práticas artísticas
medievais.
•Algumas formas de cantar improvisando versos sobreviveram, na música popular
do Brasil com diversos
nomes e formatos;
•Ex:. Trova e Payada – RS;
•Calango- MG;
•Cururu-SP
•Fandango- litoral PR;
•Samba de roda- RJ;
•A que mais lembra as raízes ancestrais medievais são os repente nordestino.
•Repente- lavadeira do Rio.
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