Sociedade primitivas
•Faziam rituais- misturando musica, dança e teatro;
•Teatro uma função social- ajudar na caça, agricultura e cura de
doenças.
•Danças dramáticas e coletivas;
•Abordavam questões do dia-a-dia;
•Rito de celebração, agradecimento ou perda;
•Peças apresentado – único personagem;
•Com máscaras (persona)- fazia
vários personagens;
Mulher não contracenava.
Real
Origem
•Grécia antiga- séc. VI antes de cristo;
•Festas
dionisíacas – deus do vinho e teatro;
•Rituais sagrados- duravam dias seguidos;
•1 vez por ano- primavera = colheita do vinho na região.
Roma e o
teatro
•Origem etrusca- civilização que habitava a Itália central antes do desenvolvimento do
império romano;
•De origem das cerimônias
funerárias dos etruscos;
•Objetivo etrusco: divertir os deuses e obter
favores
•Em Roma- apresentada a céu aberto, com palco
improvisado fácil de ser desmontado e espectadores assistiam as encenações em pé
•145 a. C- representações perdem seu
caráter ritualístico e cria-se lugares para se sentar
•Muitos se recusam a assistir sentado por questões morais (concepções ligadas aos rituais
fúnebres).
O teatro
hoje.
•Acontece em diversos lugares;
•Salas
tradicionais dos teatros,
•Estádios e espaços abertos- hospitais e até casas particulares.
Idade
Média
•O teatro era religioso;
•Acontecia dentro das igrejas;
•Ligado a
liturgia- não seguiu assim por muito tempo;
•Século
XIII- encenações passam por mudanças de organização.
•Enquanto os Ditirambos gregos - procissão informal=
homenagem a Dionísio;
•Evolução para mitos dos
deuses- cânticos, danças etc.
Teatro
Medieval
Onde é
encenado?
•Os enredos são tirados da história bíblica;
•Encenados dramas litúrgicos em latim,
•Textos
escritos e representados por membros do clero;
•Os fiéis (figurantes )=mais
tarde, como atores e misturam
ao latim a língua falada no país.
•O palco é o interior das catedrais.
•As ocasiões de representação são as festas do ano litúrgico.
•Ex:. As peças, sobre o ciclo da Páscoa ou da Paixão- longas, podendo durar vários dias;
•Dramas
religiosos- formam-se grupos semi profissionais e leigos, que se apresentam na rua;
•Os temas ainda são religiosos, mas o texto tem tom popular e inclui situações tiradas do cotidiano= litúrgico e profano.
•Junção-
Litúrgico e profano = consolidação do teatro popular;
•Os
grupos se profissionalizam e dois
gêneros:
•As comédias bufas,
chamadas de soties (tolices), com intenções políticas ou sociais;
•A farsa, que satiriza o cotidiano;
•Seus personagens são ironizados pelos acontecimentos do dia-a-dia.
•No final da idade média;
•Começo do século XVI aparecem na Península Ibérica dois grandes dramaturgos,
•Idéias novas, em parte já humanistas e renascentistas.
•La
Celestina- de Fernando Rojas = é antes um romance
dialogado; obra de influência imensa na Europa de então.
•As peças de Gil Vicente guardam o caráter de representação para
determinadas ocasiões, litúrgicas e populares.
Peças mais
elaboradas = mais espaço.
•Passam
para a praça em frente à igreja;
•Palcos largos dão credibilidade aos cenários extremamente simples.
•Ex: Uma porta simboliza a cidade; uma pequena elevação= uma montanha;uma boca de dragão, à
esquerda= indica o inferno;
•Uma elevação, à direita= o paraíso.
•Surgem
grupos populares que improvisam o palco em carroças e se deslocam de uma praça a outra.
Espetáculo
dos Menestréis
•Séc. XI -Este criava versos e era geralmente acompanhado por um jogral que tocava um instrumento e os declamava.
•Mas o jogral, com o passar do tempo, foi descendo na consideração das pessoas, devido à prática de uma vida nômade pouco
regrada;
•formou-se uma categoria com estes artistas e outros semelhantes, que realizavam geralmente espectáculos populares apalhaçados, principalmente constituídos por pantominas.
Para além
dos jograis, havia ainda:
•Arremedadores- Que se especializavam em imitações;
•Cazurros-Uns charlatães que eram acompanhados por bonifrates, cabritos,
macacos ou cães
•Esgrimidores-Jograis que
usavam paus e espadas;
•Frasechadores- Uma espécie
de ilusionistas;
•Nigromantes-Pessoas que faziam aparecer fantasmas;
•Titeriteiros-Homens que representavam com bonifrates;
•Mascarados- Disfarçados de outras pessoas ou animais.
Categoria
mais nobre
•Não se quis misturar com
estes artistas de baixa
classe,
•Constituída
pelos trovadores, já citados, que era muito mais disciplinada e bem-educada,
•Suas representações- longe de poderem ser consideradas realmente
teatro,
•Agradavam muito como espectáculo ao povo, e ocasionalmente aos nobres, quando os convidavam para representar nos seus castelos.
•A partir delas que
mais tarde se elaboraram formas
dramáticas mais complexas, quer religiosas, quer profanas.
Teatro
italiano
•Rompe com as tradições medievais;
•Recriação das estruturas teatrais na Itália,
•Teatro
humanista;
•Séc. XVII- mulheres passam a fazer parte das encenações teatrais;
•Inglaterra
e França.
Teatro no
Brasil
•Companhia
de Jesus;
•Origem
representativa- catequização do índios;
•Autores- José de Anchieta e Antonio
Vieira.
Século XIX
•Preocupação
com a autenticidade dos cenários;
•Ex: cavalo vivo subia aos
palcos;
•Desenvolvimento
tecnológico- modificou todo esse aparato técnico que cercava
o espetáculo;
•Surgem: luzes, cenários, sons e
efeitos especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário