terça-feira, 16 de maio de 2017

TEXTO 2- DE ARTE PARA P2 DO 2º BIMESTRE.

O teatro invade a cidade.

Sociedade primitivas

Faziam rituais- misturando musica, dança e teatro;

Teatro uma função social- ajudar na caça, agricultura e cura de doenças.
Danças dramáticas e coletivas;
Abordavam questões do dia-a-dia;
Rito de celebração, agradecimento ou perda;
Peças apresentado – único personagem;
Com máscaras (persona)- fazia vários personagens;
Mulher não contracenava.

Real Origem
Grécia antiga- séc. VI antes de cristo;
Festas dionisíacas – deus do vinho e teatro;
Rituais sagrados- duravam dias seguidos;
1 vez por ano- primavera = colheita do vinho na região.

Roma e o teatro
Origem etrusca- civilização que habitava a Itália central antes do desenvolvimento do império romano;
De origem das cerimônias funerárias dos etruscos;
Objetivo etrusco: divertir os deuses e obter favores
Em Roma- apresentada a céu aberto, com palco improvisado fácil de ser desmontado e espectadores assistiam as encenações em pé
145 a. C- representações perdem seu caráter ritualístico e cria-se lugares para se sentar
Muitos se recusam a assistir sentado por questões morais (concepções ligadas aos rituais fúnebres).

O teatro hoje.
Acontece em diversos lugares;
Salas tradicionais dos teatros,
Estádios e espaços abertos- hospitais e até casas particulares.

Idade Média
O teatro era religioso;
Acontecia dentro das igrejas;
Ligado a liturgia- não seguiu assim por muito tempo;
Século XIII- encenações passam por mudanças de organização.
Enquanto os Ditirambos gregos - procissão informal= homenagem a Dionísio;
Evolução para mitos dos deuses- cânticos, danças etc.

Teatro Medieval
Onde é encenado?
Os enredos são tirados da história bíblica;
Encenados dramas litúrgicos em latim,
Textos escritos e representados por membros do clero;
Os fiéis (figurantes )=mais tarde, como atores e misturam ao latim a língua falada no país.
O palco é o interior das catedrais.
As ocasiões de representação são as festas do ano litúrgico.
Ex:. As peças, sobre o ciclo da Páscoa ou da Paixão- longas, podendo durar vários dias;
Dramas religiosos- formam-se grupos semi profissionais e leigos, que se apresentam na rua;
Os temas ainda são religiosos, mas o texto tem tom popular e inclui situações tiradas do cotidiano= litúrgico e profano.
Junção- Litúrgico e profano = consolidação do teatro popular;
Os grupos se profissionalizam e dois gêneros:
As comédias bufas, chamadas de soties (tolices), com intenções políticas ou sociais;
A farsa, que satiriza o cotidiano;
Seus personagens são ironizados pelos acontecimentos do dia-a-dia.
No final da idade média;
Começo do século XVI aparecem na Península Ibérica dois grandes dramaturgos,
Idéias novas, em parte já humanistas e renascentistas.
La Celestina- de Fernando Rojas = é antes um romance dialogado; obra de influência imensa na Europa de então.
As peças de Gil Vicente guardam o caráter de representação para determinadas ocasiões, litúrgicas e populares.

Peças mais elaboradas = mais espaço.
Passam para a praça em frente à igreja;
Palcos largos dão credibilidade aos cenários extremamente simples.
Ex: Uma porta simboliza a cidade; uma pequena elevação= uma montanha;uma boca de dragão, à esquerda= indica o inferno;
Uma elevação, à direita= o paraíso.
Surgem grupos populares que improvisam o palco em carroças e se deslocam de uma praça a outra.

Espetáculo dos Menestréis
Séc. XI -Este criava versos e era geralmente acompanhado por um jogral que tocava um instrumento e os declamava.
Mas o jogral, com o passar do tempo, foi descendo na consideração das pessoas, devido à prática de uma vida nômade pouco regrada;
formou-se uma categoria com estes artistas e outros semelhantes, que realizavam geralmente espectáculos populares apalhaçados, principalmente constituídos por pantominas.

Para além dos jograis, havia ainda:
Arremedadores- Que se especializavam em imitações;
Cazurros-Uns charlatães que eram acompanhados por bonifrates, cabritos, macacos ou cães
Esgrimidores-Jograis que usavam paus e espadas;
Frasechadores- Uma espécie de ilusionistas;
Nigromantes-Pessoas que faziam aparecer fantasmas;
Titeriteiros-Homens que representavam com bonifrates;
Mascarados- Disfarçados de outras pessoas ou animais.

Categoria mais nobre
Não se quis misturar com estes artistas de baixa classe,
Constituída pelos trovadores, já citados, que era muito mais disciplinada e bem-educada,
Suas representações- longe de poderem ser consideradas realmente teatro,
Agradavam muito como espectáculo ao povo, e ocasionalmente aos nobres, quando os convidavam para representar nos seus castelos.
A partir delas que mais tarde se elaboraram formas dramáticas mais complexas, quer religiosas, quer profanas.

Teatro italiano
Rompe com as tradições medievais;
Recriação das estruturas teatrais na Itália,
Teatro humanista;
Séc. XVII- mulheres passam a fazer parte das encenações teatrais;
Inglaterra e França.

Teatro no Brasil
Companhia de Jesus;
Origem representativa- catequização do índios;
Autores- José de Anchieta e Antonio Vieira.

Século XIX
Preocupação com a autenticidade dos cenários;
Ex: cavalo vivo subia aos palcos;
Desenvolvimento tecnológico- modificou todo esse aparato técnico que cercava o espetáculo;
Surgem: luzes, cenários, sons e efeitos especiais. 

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